A festa do voleibol jovem está de regresso à região com a 22ª edição do Summer Cup, que vai percorrer oito concelhos entre os dias 5 e 9 de julho. Organizado pelo Lousã Volley Clube, este ano o torneio voltou a bater recordes de equipas inscritas (217) e vai receber mais de 3200 pessoas de Portugal, Espanha, França, Irlanda, Letónia, Holanda e Itália, um crescimento de cerca de 50 equipas (28,5% face a 2022).
Os pavilhões da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Ansião, Góis, Penela, Castanheira de Pera e Coimbra já estão preparados para o Summer Cup, em que vão ser disputados cerca de 1000 jogos em 47 campos em simultâneo. O primeiro dia do torneio arranca com a realização de 164 jogos.
Luís Vidal, coordenador-técnico do torneio, em conferência de imprensa realizada no dia 30 de junho no Parque Águas Romanas, em Penela, reforçou a aposta que os clubes portugueses e estrangeiros têm vindo a fazer no torneio, que começou como um encontro de desporto escolar, com apenas oito equipas.
De acordo com o responsável, este ano foi necessário encerrar as inscrições meia hora antes do período definido e, após o fecho das mesmas, surgiram mais de 100 equipas que ficar em lista de espera.
O passar dos anos fez o torneio crescer, expandindo-se e, neste momento, para além de ser interconcelhio é também interdistrital. Além dos atletas e respetivas equipas técnicas, os encarregados de educação e pais também se deslocam à região, uma presença que se faz sentir na economia de cada concelho, em especial nas áreas do alojamento e restauração.
Foco ainda para a equipa de 120 voluntários, não só do concelho da Lousã, mas que representam o norte, sul e ilhas de Portugal, que vão ser os responsáveis pelo preenchimento dos boletins de jogo e arbitragem, acompanhados por uma equipa de mais de 60 árbitros oficiais.
Destaque também para a equipa de fisioterapia, enfermagem e medicina que fará um acompanhamento permanente nos pavilhões.
Já a equipa de colaboradores, construída essencialmente por atletas do clube fora da idade de participação no torneio, vai operacionalizar no terreno toda a logística de transportes, alimentação e coordenação de pavilhões. Estes serão o “braço direito” do núcleo da organização, composto por 15 elementos.
Durante os cinco dias de torneio cerca de 30 autocarros vão transportar os jovens atletas para os diferentes pontos de jogo, existindo ainda uma passagem pelas praias fluviais da região na tarde do dia 7 (sexta-feira).
Falar do Summer Cup é também falar de momentos de reencontros, criação de boas memórias e fortalecimento de laços das equipas que escolhem terminar a época desportiva num dos maiores torneios de voleibol jovem da Europa.
Entrevista a Luís Vidal: