A força operacional conjunta para ajudar a combater os incêndios florestais que assolam o Canadá partiu, esta manhã, de Lisboa, com destino àquele país do Norte da América. A missão conta com um total de 140 operacionais, entre elementos da Proteção Civil, GNR, INEM e bombeiros.

Antes da partida, um responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil garantiu que a equipa portuguesa está preparada para o que vai encontrar no Canadá:

A força operacional conjunta viaja para o Canadá, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, juntamente com o contingente enviado por Espanha, com 97 operacionais. A ajuda portuguesa irá atuar na província de Québec.

Nas últimas semanas o Canadá tem sido fustigado por centenas de incêndios florestais, que têm obrigado milhares de pessoas a fugir das suas casas. Também presente na cerimónia de despedida dos operacionais portugueses, o ministro da Administração Interna disse que este Verão será dos mais exigentes no combate aos incêndios florestais.

No entanto, José Luís Carneiro garante que Portugal tem mais meios, este ano, quer humanos, materiais ou financeiros:

A garantia do ministro da Administração Interna. Apesar de se prever um Verão muito exigente, em matéria de incêndios florestais, José Luís Carneiro garante que há mais meios de combate.