Dezanove turmas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões estão entre os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira, uma competição interescolas em que participaram milhares de crianças e jovens a nível nacional. Os alunos foram desafiados a responder a 60 questões sobre temas de literacia financeira que estão a abordar no projeto educativo “No Poupar Está o Ganho”.
Nas últimas semanas, cerca de 100 turmas da CIM Viseu Dão Lafões responderam à chamada e participaram na iniciativa. O 7.ºC da Escola Básica n.º 3 de Mundão, em Viseu, destacou-se por ter alcançado, entre todas as turmas do 3.º ciclo que participam a nível nacional, o maior número de respostas certas no menor tempo, tendo por isso sido premiado como o Grande Vencedor neste escalão de ensino.
As turmas foram vencedoras a nível municipal, por conseguirem a melhor prestação entre todas as turmas do mesmo concelho que participaram nas Olimpíadas.
Promovidas pela CIM Viseu Dão Lafões e pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”, as Olimpíadas de Educação Financeira consistiram numa competição online que, através de um quiz, pôs à prova os conhecimentos dos alunos em temas como o planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular.
Além das Olimpíadas, o “No Poupar Está o Ganho” proporciona às turmas que integram o projeto um conjunto de conteúdos, recursos multimédia, jogos e livros digitais. O programa inclui também um ranking mensal interescolas, desafios mensais e um Concurso Final com o objetivo de incentivar os alunos do projeto a aplicarem os conhecimentos e competências de literacia financeira que adquirem ao longo do ano.
Já aos professores que participam com as suas turmas no “No Poupar Está o Ganho”, é proporcionada formação e acompanhamento contínuo, para que consigam facilmente integrar a literacia financeira (obrigatória no Ensino Básico) nos seus planos de aulas.
De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “foi com bastante entusiasmo que, a exemplo do ano passado, a CIM apoiou a participação dos alunos de Viseu Dão Lafões em mais uma edição das Olimpíadas de Educação Financeira. Este projeto, dedicado à literacia financeira, que tem ganho tração, veio complementar uma lacuna que a CIM tinha identificado ao nível da formação dos nossos jovens para a gestão de orçamentos e da poupança. Com este e outros projetos que temos em curso, acreditamos que estamos a deixar os nossos alunos mais bem preparados para os desafios que o futuro profissional, mas também pessoal, lhes reserva”.
“Hoje, não podemos deixar de destacar todos os alunos e turmas de Viseu Dão Lafões que, este ano, decidiram colocar à prova os seus conhecimentos, deixando os parabéns a todos os que participaram e, em particular, à turma do 7.º C da Escola Básica n.º 3 do Mundão, pelo seu resultado que muito orgulha toda a comunidade escolar da região”, concluiu.
O projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho” está a ser implementado em todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.