O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou esta quinta-feira (23 de março) duas das seis obras financiadas pela chamada bazuca europeia no concelho de Tondela.
A presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, acompanhou a deslocação de Pedro Dominguinhos, que começou com uma visita às obras de construção do lar de idosos, centro de dia, creche e apoio domiciliário da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva do Vinhal, em Lajeosa do Dão. O edifício vai custar cerca de 3 milhões de euros, tendo recebido uma comparticipação de 1,7 milhões de euros do PRR e um apoio de mais de 1,1 milhões por parte do Município de Tondela.
A Estrutura Residencial para Idosos da Associação do Vinhal vai ter capacidade para 33 seniores, o centro de dia da instituição poderá receber 20 utentes e a creche 33 crianças. O apoio domiciliário passará de 30 para 40 utentes. As obras deverão estar concluídas no primeiro semestre de 2024.
Depois de Lajeosa do Dão, Pedro Dominguinhos visitou as obras de requalificação do Polo de Saúde do Caramulo. A intervenção no posto médico, iniciada em novembro e que deverá estar pronta até ao início do verão, está avaliada em 291 mil euros.
A empreitada prevê a melhoria das condições térmicas do edifício, a substituição das telhas por chapa e das torneiras nos gabinetes médicos. Será ainda substituída a caldeira a gás por uma de condensação e colocada iluminação led. A cobertura terá um parque solar. As paredes interiores também serão pintadas.
Além destes dois projetos, o PRR irá financiar no concelho de Tondela as obras de requalificação do Centro de Saúde da cidade (1,7 milhões de euros de investimento) e a Loja do Cidadão (658 mil euros). Foram ainda aprovadas as candidaturas com vista à construção dos lares de idosos de Barreiro de Besteiros (1,7 milhões de euros) e S. Miguel do Outeiro (1,3 milhões de euros).