O Município de Miranda do Corvo apresentou ontem, dia 5 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, o projeto “Olaria do Carapinhal: uma força da natureza”.
A olaria do Carapinhal é um importante património imaterial e uma memória de antepassados,
dos seus usos e costumes, do seu gosto estético e uma relação perfeita entre a funcionalidade de uma qualquer vasilha de barro e a beleza da sua forma.
É este património que cabe à comunidade preservar e valorizar, não apenas como manifestação antropológica, mas com verdadeiro valor identitário e capaz de contribuir para o desenvolvimento e afirmação deste território.
Muitas das peças que hoje se fabricam nas olarias do concelho perderam a sua função original, mas o comprador mudou também a sua postura. O cântaro já não é mais para ir buscar água à fonte, mas provavelmente para decorar qualquer recanto da casa.
Por isso o Municipio encetou um processo de valorização da Olaria do Carapinhal, que passa pela certificação, realização de palestras e workshops, ações de formação de longa duração para formar oleiros, exposições e muitas outras iniciativas, algumas das quais serão acolhidas na Casa do Design equipamento municipal destinado à promoção e valorização do artesanato.
