O primeiro-ministro anunciou, esta segunda-feira, a nomeação de João Galamba para o Ministério das Infraestruturas, substituindo Pedro Nuno Santos, que se demitiu na semana passada. António Costa indicou também o nome de Marina Gonçalves para a pasta da Habitação. O chefe do Governo diz que são duas pessoas com experiência governativa, cuja nomeação foi aceite pelo Presidente da República:
O novo Ministério da Habitação passa a ser uma preocupação central do Governo:
Nas Infraestruturas, António Costa diz que é preciso dar execução aos investimentos previstos:
A justificação do primeiro-ministro, relativamente às escolhas de João Galamba para ministro das Infraestruturas e Marina Gonçalves para o novo ministério da Habitação. Os nomes já foram aceites pelo Presidente da República. As reações dos partidos da oposição aos nomes propostos pelo Governo não se fizeram esperar. O líder do PSD, Luís Montenegro, diz que o primeiro-ministro foi ao banco de reservas:
André Ventura, presidente do Chega, diz que a nomeação de João Galamba é uma afronta ao país e à justiça:
O deputado Carlos Guimarães Pinto, da Iniciativa Liberal, questiona as escolhas de António Costa:
João Oliveira, do PCP, critica a falta de resposta política em várias áreas, nomeadamente aquelas em que foram anunciados novos ministros:
Algumas reações da oposição às escolhas de João Galamba e Marina Gonçalves para as pastas das Infraestruturas e da Habitação. De regresso a Lisboa, depois da deslocação ao Brasil para a tomada de posse de Lula da Silva, o Presidente da República considera que esta remodelação pretende ser uma política de continuidade:
A tomada de posse de João Galamba e Marina Gonçalves está marcada para esta quarta-feira, às 18 horas, no Palácio de Belém.