No dia 24 de dezembro de 2022 passam 100 anos sobre o dia da inauguração da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC), efeméride que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra celebra levando a cabo um vasto e diversificado conjunto de iniciativas culturais, que têm início na próxima quinta-feira, dia 01 de dezembro, e que se prolongam até final do ano de 2023. Além das dinâmicas de continuidade dos diferentes serviços afetos à Biblioteca Municipal, a programação comemorativa vai sair reforçada com a concretização de mais ações na área expositiva, do teatro, da música, da dança, da poesia, da filatelia, do cinema e da literatura. Ao longo de um ano, vários escritores e outros protagonistas, ligados a diferentes criações e expressões artísticas, vão marcar presença em Coimbra para uma aproximação ainda mais firme entre a população em geral, os seus utilizadores, e esta “casa”. Destaque para a inauguração da exposição “Toma e Lê”, que assinala o arranque das comemorações do centenário, na próxima quinta-feira, dia 01 de dezembro, em dois distintos espaços da cidade: Sala da Cidade (14h30) e Casa Municipal da Cultura (16h30).
Atualmente, é na Rua Pedro Monteiro que a BMC está instalada, desde 1993, inserida na Casa Municipal da Cultura. Mas a inauguração da BMC aconteceu a 24 de dezembro de 1922 (tendo aberto as suas portas apenas em janeiro de 1923), e é precisamente todo esse percurso histórico e cultural – um século de leitura pública – que vai estar representado na exposição documental e (in)formativa intitulada “Toma e Lê”, que assinala o arranque das comemorações do centenário, na próxima quinta-feira, dia 01 de dezembro, mantendo-se patente até ao dia 25 de março de 2023, em dois distintos espaços da cidade: Sala da Cidade (inauguração às 14h30) e Casa Municipal da Cultura (inauguração às 16h30).
A par da inauguração da exposição na Sala da Cidade, vai ter lugar uma cerimónia de obliteração, com o lançamento de um selo dos CTT comemorativo do Centenário da BMC. O carimbo do primeiro dia marca a entrada em circulação do selo postal que, a par com o lançamento de um subscrito postal, vai fazer a Biblioteca Municipal de Coimbra correr mundo.
A exposição está distribuída em dois núcleos expositivos, que apresentam um itinerário de leitura da história da Biblioteca Municipal de Coimbra (com recurso à imprensa local) dividido em dois períodos: “Da Ideia a 1993”, patente na Sala da Cidade, e “De 1993 à Atualidade”, exibido na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura). “Toma e Lê” – Um Século de Leitura Pública pretende, a partir de uma revisitação da imprensa periódica de Coimbra, celebrar a vida e obra de uma “casa de leitura”, cuja história centenária não pode dissociar-se do processo contemporâneo de secularização da leitura e de democratização do conhecimento.
A intenção da CM de Coimbra é a de que a celebração do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra deixe marcas que perdurem no tempo e que acrescentem valor à cidade, almejando que, no final de 2023, nenhum conimbricense desconheça que a Biblioteca Municipal de Coimbra se encontra “Desde 1922, No Coração da Cidade a Ler Consigo” – lema escolhido para que Coimbra comemore, coletivamente, os 100 anos da BMC.
Para além da exposição que inaugura um diversificado e abrangente conjunto de iniciativas culturais relativas à efeméride, que decorrem de 01 de dezembro de 2022 a 16 de dezembro de 2023, o relevante papel que a Biblioteca Municipal de Coimbra tem prestado à comunidade, vai ser potenciado através da implementação de um programa comemorativo multifacetado, abrangente, inovador e ambicioso (que ainda não está totalmente fechado, pelo que, em permanente construção) que se vai desenrolar em diferentes espaços públicos e culturais da cidade.
A programação vai trazer a Coimbra prestigiados nomes da criação literária portuguesa, como Manuel Alegre, José Luís Peixoto, José Fanha, Valter Hugo Mãe ou Richard Zimler, entre outros, desdobrando-se em múltiplas iniciativas de poesia, de teatro, de música, de dança, de cinema e de outras vertentes culturais e artísticas que contam com a colaboração de algumas associações locais e/ou organismos que se associam ao evento.