Mais de setenta autarquias estarão presentes na cerimónia de entrega do galardão que premeia as suas boas práticas na área desportiva, como é o caso do Município da Mealhada, distinguido há sete anos consecutivos. Relativamente às Autarquias Solidárias estarão presentes mais de 25 autarquias, galardão que a Mealhada também receberá, pela segunda vez.

O Galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela plataforma “Cidade Social”, resulta de um programa dirigido às autarquias que pretende aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto. Já o das Autarquias Solidárias pretende reconhecer a intervenção das autarquias no domínio da ação social.

Os programas procuram ainda constituir uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo e na Ação Social, realizando-se, ao longo do ano, grupos de partilha e de contacto entre as diferentes autarquias, ações de formação para capacitação dos técnicos, bem como distinções temáticas.

São editadas publicações para partilhar as boas práticas, nomeadamente uma revista bimensal e um livro, este ano, no desporto, subordinado ao tema Envelhecimento Ativo e Saudável e, na ação social, subordinado ao tema Intervenção Social Autárquica, tendo o município da Mealhada dado o seu contributo com a partilha das suas atividades e programas.

Esta é uma das quatro cerimónias realizadas em Portugal, a saber: Horta, nos Açores; Albufeira, para as autarquias do Algarve e do Alentejo; Porto de Mós, para as autarquias de Lisboa e Vale do Tejo e, Mealhada, para as autarquias do Centro, Norte e Madeira. Dado serem, atualmente 167 os Municípios Amigos do Desporto e 50 as Autarquias Solidárias, foi necessário realizar diversas sessões, tendo a Mealhada sido selecionada também “como forma de reconhecer o seu elevado desempenho, tanto no Desporto como na Ação Social”, explica o responsável nacional pelos programas, Pedro Mortágua Soares, sublinhando que a Mealhada está em destaque nestes dois programas, “representando uma das autarquias de referência a nível nacional”.