A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta a população para a instabilidade meteorológica que se vai sentir nos próximos dias. As regiões do Norte e Centro podem contar nos próximos dias com chuva persistente, por vezes forte, com o vento a soprar mais intenso no litoral, a norte do Cabo Raso e nas terras altas, esperando-se rajadas que podem atingir os 70 a 80 quilómetros/hora.

O aviso da ANEPC, que está fundamentado nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aponta ainda para agitação marítima, já a partir desta madrugada, no litoral Norte e Centro e a partir da tarde desta terça-feira, também na faixa costeira ocidental da região Sul.

Face às previsões, os efeitos que se podem esperar apontam para a “ocorrência de inundações em zonas urbanas, ocorrência de cheias, possíveis deslizamentos e derrocadas, arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apela à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a fixação de estruturas soltas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, muito cuidado também na circulação junto a zonas ribeirinhas, além da adoção de uma condução defensiva.