O Governo e os peritos reuniram, esta sexta-feira, no Infarmed, em Lisboa, para analisar a situação atual da pandemia em Portugal. No final do encontro, o ministro da Saúde fez um balanço da reunião e deixou várias considerações:
Manuel Pizarro garantiu ainda que não serão impostas quaisquer medidas obrigatórias, mas apelou a um comportamento responsável dos portugueses, tendo por base as aprendizagens dos últimos anos:
Era o ministro da Saúde, com algumas das conclusões saídas da reunião desta sexta-feira, no Infarmed, em Lisboa, que juntou peritos e membros do Governo. A reter, os apelos à vacinação e a um comportamento responsável por parte dos portugueses, no que toca a medidas de auto proteção.
De recordar que, ontem, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já tinha afirmado que a grande aposta das autoridades de saúde neste momento é a vacinação contra os dois mais importantes vírus respiratórios: o da gripe e da covid-19:
Nesse sentido, a comissão técnica concluiu haver benefício na prevenção de doença grave para a faixa etária entre os 50 e os 60 anos e por isso, vai ser alargada a população alvo da vacinação:
Excertos da entrevista da diretora-geral da Saúde à RTP. A reter, o alargamento da vacinação à faixa etária dos 50 aos 60 anos.