Uma equipa de investigação multidisciplinar do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) testou o eBEfree, um programa de intervenção psicológica dirigido a pessoas com excesso de peso e com hábitos de ingestão alimentar compulsiva. 

O eBEfree é disponibilizado através de uma aplicação móvel (para smartphone e tablet), na qual são fornecidas às pessoas com obesidade ou excesso de peso ferramentas e estratégias de regulação emocional (por exemplo, mindfulness, terapia baseada na compaixão ou psicoeducação). O objetivo principal deste programa passa por promover a redução significativa dos episódios de ingestão alimentar compulsiva, a perda de peso e a melhoria da saúde mental e do bem-estar das pessoas.

Os resultados preliminares apontam para um efeito positivo do programa na redução dos episódios de ingestão alimentar compulsiva e na redução de peso. Estes resultados vão ser apresentados e discutidos, na manhã desta sexta-feira, durante o simpósio “Plataformas Digitais na Intervenção no Comportamento Alimentar: a App eBEfree”.

O evento científico vai decorrer online, entre as 09h30 e as 17h00, e vai contar com a participação de investigadores nacionais e internacionais que se dedicam ao estudo do comportamento alimentar.