Duarte Nuno Vieira foi distinguido pela Universidade Nacional de Saúde da Ucrânia (Shupyk National Healthcare University of Ukraine), em agradecimento pela contribuição que tem dado para a promoção da qualidade e fortalecimento dos serviços periciais médico-legais e forenses da Ucrânia e para a educação médica pós-graduada e formação médica contínua neste domínio, no país. A distinção, outorgada pelo Reitor desta Universidade, Yuriy Voronenko, foi entregue em Coimbra por especialistas em medicina legal ucranianos que se deslocaram a Portugal.
Esta foi uma distinção atribuída a Duarte Nuno Vieira pela colaboração com os serviços médico-legais e forenses da Ucrânia a qual envolveu ações de formação, iniciadas ainda antes do início do conflito armado, e pelo apoio no contexto da ação forense humanitária, realizada através do Centro de Investigação e Formação Forense em Direitos Humanos e Ação Humanitária da Faculdade de Medicina de Coimbra.
No final de 2021, antes do início da guerra, uma delegação de especialista ucranianos e de representantes de diversas instituições governamentais, visitaram os serviços médico-legais e forenses portugueses, nomeadamente a Sede, em Coimbra, do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, e reuniram com diversas entidades e organismos nacionais, tendo sido recebidos em Coimbra pelo Presidente do Tribunal a Relação e pelo Vice-Reitor João Calvão da Silva. Orientada por Duarte Nuno Vieira, a visita contou com o alto patrocínio do Comité Internacional da Cruz Vermelha e visou proporcionar o contacto com o sistema e a realidade médico-legal e forense portuguesa, visando a possibilidade da sua adaptação para aquele país, no âmbito de uma alteração da organização médico-legal e forense ucraniana que então se perspetivava.
Duarte Nuno Vieira, Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é perito forense do Alto-Comissariado de Direitos Humanos da ONU há mais de 15 anos, tendo realizado já mais de 50 missões para as Nações Unidas. Atualmente é Presidente do Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional e da Rede Ibero Americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses.
