Professores e educadores cumprem, esta quarta-feira, um dia de greve nacional. Além disso, têm convocada uma concentração para as 15 horas, à porta do Parlamento, onde o ministro da Educação defende o orçamento para o setor.
Esta manhã, em declarações à SIC Notícias, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira fez um balanço da paralisação no distrito de Coimbra e destacou a atitude solidária dos pais e encarregados de educação:
No que toca a Vila Nova de Poiares, a MundialFM apurou que os Centros Escolares de Santo André e Arrifana estão encerrados. O de S. Miguel apenas tem encerrada a pré-escola. Em defesa do Orçamento para o setor, ministro da Educação, João Costa, fala de um investimento continuado na Educação:
Mário Nogueira diz que é exatamente o contrário:
Os professores queixam-se de não conseguirem encontrar o texto que se refere a aumentos salariais iguais aos atribuídos aos restantes técnicos superiores da Administração Pública, no valor de 104 euros, nem sobre o crescimento na remuneração acima dos 10%. Não leem também palavra alguma sobre a contagem de tempo de serviço e sobre a avaliação, na proposta de Orçamento de Estado para 2023.