Na última Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra, realizada a 30 de setembro, foi aprovado, por unanimidade, o acordo de gestão para a 2ª fase de requalificação da estrada nacional 344. 

Depois de em abril, no contexto comemorativo do Feriado Municipal, ter sido assinado o acordo de gestão para a 1ª fase de requalificação da nacional 344, desta vez a Assembleia deu luz verde à assinatura do acordo de gestão entre a Autarquia e a Infraestruturas de Portugal para a 2ª fase de requalificação, entre o quilómetro 75 e o quilómetro 86, ou seja, “do alto da Maria Gomes até à Ponte da Amoreira onde termina o concelho”, tal como explicou o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio. 

Também esta obra terá um “encargo significativo para a Câmara Municipal”, dado que o projeto terá um custo de cerca de 150 mil euros. “É um valor que vamos pagar por um projeto que, não sendo nosso, se o tivermos em carteira acredito que podemos ter melhores condições de acesso ao PRR”, explicou o Autarca, acrescentando que neste acordo está previsto que “é a Câmara Municipal que faz o projeto e entrega às Infraestruturas de Portugal que é a dona da obra”.

Jorge Custódio, frisou de igual modo que apesar de ainda não terem iniciado as obras de requalificação da 1ª fase, a Autarquia quis ser proativa e “não esperar pelo fim” dessa empreitada, avançando já com as diligências processuais da 2ª fase da obra. “Sendo um assumir de despesa, quanto mais rápido tivermos o projeto na mão, melhor será para todos nós”, concluiu.