O 4.º Encontro da Rede Europeia Urbact Playful Paradigm realizou-se na Lousã, entre 29 e 30 de setembro, iniciativa que pretendeu refletir sobre o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa a partir da troca de experiências e divulgação de projetos que promovem boas práticas para melhoria das políticas urbanas.

Este encontro proporcionou aos municípios participantes de Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia), Grosuplje (Eslovénia) e Lousã (Portugal), que fazem parte da Rede Europeia Urbact  “Playful Paradigm II”, discutir ideias sobre saúde e bem-estar proporcionados pela cultura e assistir a algumas palestras, dinamizadas por especialistas sobre “Happiest cities are healthy cities!” bem como dar a conhecer alguns dos projetos espaços dinamizados na Lousã, pela Câmara Municipal da Lousã,  pelos parceiros do Grupo Local que integra o projeto, bem como por entidades cujos projetos são mobilizados e integrados na Oferta Educativa do Município.

Ao longo de dois dias, numa programação desenvolvida e acompanhada pela equipa do projeto da Câmara Municipal da Lousã, os municípios que integram o Playful Paradigm, 2nd Wave, puderam conhecer o Museu Municipal Álvaro Viana de Lemos e o Museu Etnográfico Louzã Henriques, onde foram desenvolvidas sessões de trabalho,  puderam conhecer e experienciar projetos que a Câmara implementa nas escolas e férias ativas, tais como “Let’s play with Classplash”, com o professor de música João Ramalheiro ou  o projeto “Play Whith Nature”, que tem lugar na Quinta do Reguengo, com a artista plástica Vanda Vilela.

O grupo visitou, ainda, o projeto “Cerdeira Home for Creativity-Arts and Crafts School”, apresentada pela artesã Kerstin Thomas, onde foi desenvolvida uma oficina “brincar com o barro”. Já no Momo-Museu do Circo, dinamizado pela Companhia Marimbondo, o grupo conheceu as atividades que são desenvolvidas no âmbito do Protocolo com a Câmara Municipal, nomeadamente o trabalho desenvolvido com as escolas, e pôde também experimentar “brincar” ao circo.

A visita terminou com a apresentação do projeto “Jogos de Freguesia”, pela Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho e professor Mário Maia e do projeto “Espaço J”, apresentado pela Diretora Técnica da associação ACTIVAR, dos quais a Câmara Municipal é parceira.

Estes foram alguns dos projetos apresentados como exemplos de boas práticas no fomento da inclusão social, da mediação intergeracional e cultural, e no estímulo de promoção de estilos de vida saudáveis.

Das várias redes Urbact, a Lousã integra a dedicada ao “Playful” que tem como objectivo replicar o “paradigma lúdico” baseado na gamificação como um conceito inovador.

Este paradigma ajuda a repensar o bem estar da comunidade e é replicável a adaptável a outros contextos urbanos, uma vez que o “brincar” é um princípio universal, praticado naturalmente por todo o ser humano.