Na passada quarta-feira, dia 28 de setembro, realizou-se a última de 8 “Viagens entre Terras”, que levou os habitantes da Freguesia de Fajão-Vidual à descoberta das pessoas e dos pontos de interesse de Unhais-o-Velho.
No total, esta iniciativa, que começou no dia 8 de junho, envolveu mais de 800 pessoas das várias freguesias do concelho. José Carlos, coordenador do CLDS Pampilhosa Inspira-ação! -, projeto que organiza o evento com o apoio da Câmara Municipal – considerou que “todas as viagens foram diferentes e especiais”, destacando os “momentos de alegria, animação e convívio” vividos ao longo desta jornada.
O convívio, a partilha de valores, de experiências, e a descoberta dos encantos das Freguesias vizinhas, foram uma vez mais utilizados pelo CLDS como aliados eficazes no triunfo sobre a solidão. Segundo Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, para as pessoas que nos centros urbanos referem que “têm dificuldade em vir para as aldeias por causa da solidão”, torna-se relevante questionar: “quantas pessoas estão nas cidades em solidão no meio de uma multidão?”. “Podemos ter menos pessoas, mas as que temos são solidárias umas com as outras e acabam por combater esses momentos de solidão com encontros destes e doutro género”, expressou ainda.
Na generalidade, quem participou nas “Viagens entre Terras” mostrou-se feliz por ter feito parte de uma iniciativa em que se celebrou muito do que a vida tem de melhor. “Feito o balanço, ainda bem que a Câmara Municipal fez esta aposta, com a maravilhosa equipa do CLDS connosco a organizar esta iniciativa”, notou Jorge Custódio, manifestando a intenção de dinamizar eventos semelhantes.
Esta pretensão, de acordo com o coordenador do CLDS Pampilhosa Inspira-ação! poderá verificar-se em breve, dado que a “a equipa está já a desenhar as próximas viagens entre terras que possivelmente poderão ser regionais, ou seja, fora do concelho”.
Recorde-se que esta foi 3ª edição das “Viagens entre Terras”, uma iniciativa que não se realizava desde 2017, na altura com a designação “Encontros Interfreguesias”.