O Município de Soure lançou este ano a 1.ª edição do seu Concurso de Fotografia, organizado pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, tendo como promover o Concelho, dar a conhecer o território e as suas gentes, fomentando a descoberta do património local e divulgando as suas inúmeras riquezas e potencialidades, usando a imagem como incentivo à participação da comunidade na construção da identidade e memória coletiva do Concelho.
O tema, “O(s) Caminho(s) da Liberdade”, foi proposto pelo Conselho Municipal de Juventude, procurando prestar uma homenagem ao acontecimento histórico do 25 de Abril de 1974, que recentemente se celebrou, bem como ao percurso/caminho realizado até ao passado dia 25 de março de 2022, data em que o tempo em democracia ultrapassou a duração da ditadura. O tema eleito foi ainda referido como uma forma de alerta para a atual conjetura atravessada pelo povo ucraniano em busca da paz e da luta do seu país contra a ofensiva russa.
O período de candidatura terminou no passado dia 19 de agosto – Dia Mundial de Fotografia. Neste sentido, o Júri reuniu para eleger os vencedores do Concurso, numa tarefa difícil, considerando a qualidade dos 19 trabalhos apresentados.
No final, foi deliberado a atribuição do Primeiro Prémio, no valor de 600€, a Vera Lúcia Rodrigues, e duas Menções Honrosas, no valor de 200€ (cada), a Márcia Martins e a Duarte Cachulo.
Os prémios serão entregues na Cerimónia Solene do Dia do Município, no próximo dia 21 de setembro, Feriado Municipal.
Todos os trabalhos apresentados estarão em exposição no Pangeia – Festival Municipal de Juventude, e depois na atrium dos Paços do Concelho, nas comemorações das Festas de São Mateus.
O Município de Soure felicita todos os participantes e, em especial, os três elementos distinguidos, considerando que esta foi a primeira edição de um projeto que tem tudo para crescer e tornar-se um importante contributo para a promoção do Concelho através do olhar de quem o conhece – os seus cidadãos.