O Luso vai receber, durante mais de dois meses, um programa de animação que inclui música, teatro, magia, balão de ar quente, uma noite branca, feiras e mercados, atividades de exercício físico e outras direcionadas para as crianças. O objetivo é garantir uma oferta complementar ao termalista e proporcionar momentos de lazer à população local.
A música, vai desde o samba ao canto lírico, com o Bussaco Classical Fest, no final de julho, do fado à música popular ou ao jazz, com mais uma edição do Meajazz, no início de setembro. Mas o programa inclui muito mais: aulas de fitness, insufláveis, feira de trocas, uma noite branca e até uma corrida de rolamentos (Ver programa).
“O Luso é uma estância termal, uma âncora no turismo do nosso concelho e este programa pretende valorizar ainda mais o que temos para oferecer a quem nos visita. Temos natureza, temos termas, temos a hospitalidade das nossas gentes e temos também este programa de animação eclético e com momentos muito diferentes que certamente ficarão da memória daqueles que nos visitarem”, sublinhou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, na conferência de imprensa de apresentação do programa.
Um dos pontos altos do programa é a Feira do Pão e do Mel, um evento que além de conferir uma animação diferente à zona central da vila, visa promover produtos endógenos como o pão e o mel da região, de características ímpares e tão importante para a economia de dezenas de famílias.
A par da animação, que se centra no período de fim de semana e decorre em diversos espaços do Luso, há atividades de caráter mais permanente, como os insufláveis para as crianças, rastreios de saúde e atividades de exercício físico e relaxamento, tirando partido dos excelentes espaços naturais. Ao Lago do Luso, regressam, durante todo o mês de agosto, as famosas gaivotas a pedais, que no passado faziam a delícia de miúdos e graúdos.
“É um verão que pretendemos que seja mesmo de festa, quer para visitantes quer para munícipes que aqui encontram momentos de lazer. Fica feito o convite: este verão, venham ao Luso!”, sugere António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.