O prémio Maria José Nogueira Pinto em responsabilidade social foi atribuído ao projeto “A música Portuguesa, à janela, a gostar dela própria”, promovido pela Associação “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, para a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.
Esta distinção, patrocinada pela MSD e cujo júri é presidido por Maria de Belém Roseira, teve em consideração diversos aspetos, como a importância social do projeto, a sua criatividade, o número de pessoas beneficiadas e o impacto na comunidade, sob o ponto de vista social, entre outros critérios.
Ao todo foram mais de 70 recolhas de canções, romances, contos, práticas sagradas e profanas, música, dança, artesanato e também gastronomia, conteúdos que foram gravados às janelas ou nos quintais das suas casas.
Refira-se que este trabalho ainda não está concluído, estando previstas mais recolhas deste património material e imaterial junto da comunidade poiarense. Paralelamente, está também a ser desenvolvido um mapa ilustrado que irá espelhar todas as gravações que foram realizadas durante este período.