A rua Bernardim Ribeiro, na freguesia de Santo António dos Olivais e na União das Freguesias de Coimbra, vai estar cortada ao trânsito automóvel nos dias 29 e 30 de junho, para obras de repavimentação num troço da via. Esta intervenção está incluída no lote 1 de uma ampla empreitada de requalificação dos caminhos pedonais de Celas à Arregaça, que representa um investimento global de 2,6 milhões de euros.

A empreitada que tem decorrido na rua Bernardim Ribeiro prevê, agora, nos próximos dias 29 e 30 de junho, a execução de pavimento betuminoso num troço da via. A obra implica que o acesso às ruas Falcão Resende e Alberto de Oliveira seja efetuado com recurso a desvio pela rua António Nobre. Este acesso deverá ser utilizado apenas por moradores e eventualmente funcionários da CCDRC.

Recorde-se que esta empreitada, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra, ficou entregue à empresa Engiperfil, Lda., que venceu o concurso público, e representa um investimento de 295.171,51 euros (IVA incluído). A obra visa a construção e remodelação de passeios na rua Bernardim Ribeiro e a requalificação da ladeira dos Lóios, que inclui o caminho e as escadas dos Lóios. Este percurso pedonal integra a ligação entre a zona da Cumeada e a zona do Calhabé, onde se situa um importante polo educativo e uma zona desportiva e comercial, e que é, por isso, muito frequentada. A empreitada inclui ainda, na zona de Celas, uma intervenção na rua Bernardo de Albuquerque, para alargamento de passeios e priorização da circulação pedonal. 

O objetivo global da empreitada é, pois, promover a circulação pedonal, garantindo que as superfícies regulares sejam desimpedidas de obstáculos, que o espaço seja organizado de forma a melhorar a visibilidade e a leitura do território, tornando-o mais confortável e aprazível através da plantação de árvores e da colocação de mobiliário urbano. Trata-se, assim, de requalificar diversos caminhos pedonais que ligam a zona da Cumeada (avenida Dias da Silva, perto do Liceu José Falcão) à Arregaça, percursos esses que são utilizados diariamente pela população e que fazem o acesso de zonas residenciais de grande densidade populacional a núcleos de concentração de serviços, comércio, estabelecimentos de ensino, que pela sua centralidade permitem ainda a ligação a outros equipamentos, como os de saúde.