A Câmara Municipal de Coimbra retoma, na próxima quinta-feira, dia 7 de abril, a programação das visitas guiadas em regime presencial, com guias intérpretes credenciados, após um interregno devido à situação pandémica, com uma visita dedicada a “São Teotónio, primeiro Santo de Portugal”. Um conjunto de cerca de 40 temáticas darão corpo à programação das visitas guiadas para este ano, que destacam diversos aspetos da cultura e história da cidade. O acesso às visitas é gratuito, mas feito mediante inscrição prévia.

Na próxima quinta-feira, dia 7 de abril, às 15h00, a autarquia retoma as visitas guiadas em regime presencial, com uma visita dedicada a “São Teotónio, primeiro Santo de Portugal”. O ponto de encontro para acompanhamento da visita é junto à entrada dos Paços do Concelho (Praça 8 de Maio) e o desenvolvimento da visita decorre no Mosteiro de Santa Cruz (com destaque para a Capela-mor, Capela São Teotónio e Santuário).

Centrada na figura de São Teotónio, a visita vai explorar a vida do santo português, primeiro prior da grande casa monástica de Coimbra, intimamente ligada à história da cidade e à formação de Portugal. A visita abarca a cultura e a visão de um legado patrimonial pouco conhecido e raramente associado à cidade, contribuindo para um conhecimento mais abrangente da cidade com o mundo espiritual, e para o carácter intelectual e geográfico de Coimbra, para o enriquecimento da história universal.

O calendário das visitas guiadas, subordinadas a temas diversos, estende-se até ao final do ano em curso, com o propósito de promover e divulgar não apenas a história e a cultura locais como também dar a conhecer o património edificado, natural e imaterial existente em Coimbra.

O acesso às visitas é gratuito, mas feito mediante inscrição prévia, através do telefone n.º 239702630 (Divisão de Cultura e Promoção Turística) ou presencialmente, junto da receção da Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). As visitas decorrem com um mínimo de seis e um máximo de 25 inscritos, sendo obrigatório o uso de máscara.

As visitas guiadas temáticas voltam, assim, a integrar a agenda cultural e turística do município com a regularidade que sempre caracterizou o projeto municipal, antes da situação epidemiológica provocada pela doença de COVID-19.