O primeiro-ministro avançou, esta terça-feira, que Portugal já recebeu, até ao dia de segunda-feira, 17.504 refugiados provenientes da Ucrânia:

António Costa falava na abertura da sessão plenária da Comissão Permanente da Assembleia da República, num debate sobre a agenda do próximo Conselho Europeu, que se realiza na quinta e sexta-feira em Bruxelas.

De referir que vários Concelhos da região Centro já começaram acolher os primeiros refugiados. Em declarações à MundialFM, o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, diz que esperam mais famílias ucranianas:

Também o Município de Vila Nova de Poiares recebeu as primeiras famílias de refugiados, como avançou a vereadora com o pelouro da Educação:

Em entrevista ao programa ‘Clube da Tarde’, Maria da Luz Pedroso fez ainda a descrição das famílias que chegaram a Vila Nova de Poiares:

Os refugiados ucranianos que estão a chegar a Portugal tornaram na segunda maior comunidade residente no país, depois da brasileira. Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), antes da invasão da Rússia viviam em Portugal 27.200 ucranianos, o que totaliza atualmente mais de 45.500 cidadãos.