A XVIII Exposição Coletiva de Artesanato do Concelho de Tondela começou hoje no Mercado Velho de Tondela. As portas abriram ao público, ao final da tarde, ao som do Grupo de Bombos S. Tiago Maior de Poiares, natural de Ponte de Lima.

A abertura da exposição esteve a cargo da presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, que realçou a importância deste evento para manter vivas as artes tradicionais. “Neste espaço, temos o que de melhor se faz no nosso concelho. Algumas das artes aqui expostas são ancestrais, que com muita dedicação dos nossos artesãos se mantêm vivas até aos dias de hoje”, realçou a autarca. 

Nesta ocasião marcaram também presença o vice-presidente da Câmara Municipal, João Carlos Figueiredo, presidentes de juntas de freguesia e representantes de instituições do concelho. 

A XVIII Exposição Coletiva de Artesanato do Concelho conta com uma dezena de expositores que dão a conhecer o artesanato antigo e ferramentas usadas em cada ofício, em representação das artes tradicionais: olaria, cestaria, funilaria, linho, arte da talha, ferraria, trabalhos em vidro, miniaturas em madeira e telas em tecido.

Existe ainda no mercado o “Espaço Novidade” com produtos medicinais e cosméticos ecológicos, 100% naturais e veganos, que aliam a medicina natural à sustentabilidade.

Nos dias 22, 24 e 25 de março, integrados nesta exposição, vão decorrer workshops abertos à comunidade escolar e ao público em geral.

A exposição pode ser visitada até dia 13 de abril, de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 19:30, e aos fins de semana, das 15:00 às 18:00, composta por artigos que podem ser comprados no espaço. 

Podem, ainda, ser apreciadas peças “gigantes” de artesanato criadas por instituições e artesãos do concelho.