Michel da Costa, Chef distinguido pelo Guia Michelin na década de 1970, morreu esta sexta-feira, aos 77 anos. A informação já foi confirmada pelo grupo de restauração Olivier.

Michel da Costa ficou “conhecido no nosso país pelos seus programas televisivos na RTP no final da década de 1970 e nos anos 80, bem como na SIC, nos anos 90”, refere o comunicado do grupo.

O chefe de cozinha, com formação em França, foi responsável pela mesa de 5.040 metros que em 1998 inscreveu a inauguração da Ponte Vasco da Gama no Livro de Recordes do Guinness, com uma feijoada que serviu mais de 15 mil pessoas, tendo sido também “responsável pelo banquete de entrada de Portugal na União Europeia (então CEE)” e “representou o país em várias ocasiões em cidades como Viena, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Maastricht e Sidney”, realça em comunicado o grupo de restauração.

Os restaurantes Aviz e Michel (ambos de Lisboa), O Pipas (Cascais) e Portucale (Porto) foram os primeiros espaços portugueses a conquistar uma estrela Michelin, na edição correspondente a 1974.