A Câmara Municipal da Mealhada vai dinamizar oficinas de educação ambiental com temas bastante diversificados: dos doces tradicionais à degustação e vinhos, da compostagem à produção de cogumelos ou à poda das vinhas. As atividades são gratuitas e abertas à população.

A ideia das oficinas é partir de temas comuns do quotidiano para sensibilizar os participantes para as boas práticas ambientais. São abordados temas como a poda, uma prática agrícola vivenciada na região há gerações para melhorar a produção de árvores de fruto ou vinhas, ou a compostagem, o processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) em composto rico em nutrientes, que melhora o crescimento das plantas, relvados e jardins.

As oficinas têm ainda outras duas vertentes: uma centrada no reavivar de produtos tradicionais e endógenos, como sejam os doces tradicionais de Páscoa ou o Morgado do Bussaco, e outra focada na produção de novos produtos, como sejam a cerveja artesanal e a produção e cogumelos.

O projeto visa proporcionar às várias camadas etárias da população, crianças, jovens e adultos, atividades lúdicas e educativas sobre a temática do ambiente, das tradições e dos produtos endógenos da região. A primeira oficina realiza-se dia 9 de abril e será dedicada aos Doces de Páscoa. (Ver programa)

As oficinas são mensais, gratuitas e dirigidas a determinado público, mediante a sua temática. Para aceder a mais informações sobre o programa Oficinas dos Ambiente 2015, os interessados devem contactar o número 231 200 980, e-mail ambiente@cm-mealhada.pt.