No próximo dia 07 de março, o Município da Figueira da Foz em estreita relação com o IDAD – Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, dá início a uma ronda de trabalhos que visa localizar as fontes emissoras de odores que se fazem sentir na zona sul do concelho da Figueira da Foz, efetuando as respetivas medições.

O ponto de partida desta iniciativa é marcado pela realização de um workshop com a participação do município, de empresas e da população tendo em vista a identificação das principais fontes emissoras de odores, naquela zona geográfica.

As etapas de estudo preveem a realização de: Diagnóstico Qualitativo da Incomodidade de Odores; Inquérito sobre o grau de incomodidade causada pelos odores; Estudo de circulação atmosférica; Inventário de emissões e Medição dos penachos de odor

De referir que, em Portugal não existe, atualmente, legislação que defina limites de odores no ar ambiente. Assim, a avaliação dos níveis de incomodidade realiza-se frequentemente com base em normas de outros países que têm legislação e/ou diretrizes que abordam esta matéria. No entanto, na posse dos dados finais resultantes do estudo, o Município está munido de informação para localização das fontes emissoras de odores que se fazem sentir na zona sul do concelho da Figueira da Foz.