Dos assuntos analisados na última reunião do executivo municipal, realizada ontem, dia 21 de fevereiro, um dos destaques recai sobre a aprovação, por unanimidade, do Relatório de Estado do Ordenamento do Território.
Este é um documento elaborado com recurso a dados estatísticos dos Censos, a recolha de informação diversa sobre o território Municipal e através de manipulação de informação geográfica, tendo em vista a obtenção de um retrato da evolução da ocupação do território e respetiva caraterização social, económica e habitacional.
Segundo Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, o relatório é fundamental para a levar a cabo a 2ª alteração da 1ª revisão ao Plano de Desenvolvimento Municipal e será agora submetido a apreciação pública “durante os próximos 30 dias”, estando disponível tantos nos meios de comunicação digital da Autarquia, como no edifício JIRA – Posto de Turismo, para que “as pessoas possam fazer as suas críticas, sugestões e observações”.
Também na sessão, foi aprovada a renovação do protocolo com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, no sentido de dar continuidade ao serviço de Transporte Flexível a Pedido. Conforme explicou Jorge Custódio, “todas as pessoas que vivem nas aldeias que não estão servidas pela rede tradicional de transportes públicos têm acesso a este serviço”, que é assegurado pela rede de táxis locais, sendo que as pessoas “apenas pagam o valor que seria cobrado pelo transporte de autocarro”.
O restante valor será suportado pela CIM Região de Coimbra e pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, entidades que garantem o funcionamento deste serviço pelo menos até ao fim de abril 2023, garantindo o aumento de cobertura da rede de transporte público em áreas do território com insuficiência a este nível.