A EAPN Portugal visitou, na sexta-feira, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, com o intuito de proceder à entrega simbólica de um tijolo, como incentivo à construção de políticas que efetivem o acesso à habitação digna.
O direito à habitação, consignado no artigo 65º da Constituição da República Portuguesa é o motivo de mais uma campanha nacional promovida pela EAPN/Rede Europeia Anti Pobreza. A iniciativa quer chamar a atenção do público em geral e do poder político em particular, nomeadamente das Autarquias, para a necessidade de fazer cumprir este direito fundamental.
Na ocasião, estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, a Técnica do Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN, Susana Lima, e também Armando Loureiro, membro do Conselho Local de Cidadãos.
No seguimento desta campanha, está prevista a entrega, a todos os presidentes de câmara do país, de um tijolo impresso que simboliza o lançar da “primeira pedra” para a “construção e implementação de respostas mais eficazes e eficientes, no acesso a uma habituação digna, pois é na população com menos rendimentos e riqueza, que a dificuldade em conseguir uma habitação digna se agudiza”, pode ler-se em nota enviada pela EAPN Portugal.
A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra associa-se assim a esta causa, reforçando o comprometimento na defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.
A iniciativa da EAPN Portugal integra o calendário de atividades programado pela ONG, para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.