As Prenda de Natal chegam às crianças das escolas do Município, sob a forma de um jogo lúdico pedagógico, sobre a identidade e história de Mira e características do território.
Mesmo não podendo ser realizadas as habituais festas de natal, as crianças vivem e transmitem a magia natalícia de forma autêntica e são os verdadeiros agentes do espírito Natalício.
Aguardam pelas férias, pelo carinho familiar e … claro, pelas prendas!
Pensando especialmente nestas crianças, o Município de Mira, em parceria com a CPCJ – Comissão de Proteção a Crianças e Jovens de Mira, criou e ofereceu, a todas as crianças que frequentam as escolas concelhias (até ao 2º Ciclo inclusive), um jogo único e com uma marca identitária do território, cultura e história de Mira.
“À Descoberta de Mira” consiste num jogo didático, coletivo, para ser jogado em família, entre amigos ou em contexto escolar, tendo como objetivo principal o (re)conhecimento do património cultural e identitário do nosso concelho e da nossa região e ainda sensibilizar para os direitos das crianças. Desde o património ambiental à gastronomia, passando pela Arte Xávega, os Caretos da Lagoa, as Igrejas e capelas, os Palheiros e a Casa Gandaresa… Nos escalões mais jovens, poderá ser realizado um Jogo da Memória, para o 1.º Ciclo um Quiz de perguntas e outras tarefas, tais como mímica ou desenho. Para o 2.º Ciclo, o jogo é idêntico, mas com perguntas e tarefas com maior grau de dificuldade. As crianças e os seu direitos estão também contemplados.
A referenciar, ainda, que esta proposta chegará às mãos de cada criança e de cada família sem a utilização de plásticos ou outro material prejudicial ao ambiente, funcionando como um exemplo e incentivo á redução de resíduos supérfluos.