O executivo municipal aprovou, esta quarta-feira, o orçamento e grandes opções do plano para 2022. O documento foi aprovado com os votos a favor dos vereadores do PSD e os votos contra do PS.

O orçamento global ronda os dezanove milhões de euros e vai ao encontro da estratégia de desenvolvimento delineada pelo executivo liderado por Álvaro Coimbra.

O documento estabelece um equilíbrio entre os compromissos assumidos pelo anterior executivo e novos projetos nas áreas das acessibilidades e rede viária, saneamento básico, reabilitação urbana e turismo. São disso exemplo, o início da obra de tratamento de esgotos na localidade da Carvoeira, freguesia de Penacova, o lançamento dos projetos de saneamento básico na freguesia de Figueira de Lorvão, a regeneração urbana da vila de São Pedro de Alva, o Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão, a Oficina do Palito e a aquisição de terrenos para as novas áreas empresariais do IC6 (Lavradio) e Alagoa, no IP3.

Na elaboração do orçamento, vincadamente marcado pelo rigor, o executivo foi condicionado pela dívida herdada da anterior gestão socialista que se cifra atualmente em 3,2 milhões de euros, pela incerteza relativamente às transferências do orçamento de estado e pelos reflexos económicos da situação pandémica.

O orçamento e grandes opções do plano para 2022 prevê uma transferência de verbas para as juntas de freguesia da ordem dos novecentos e trinta mil euros e um apoio sustentado às associações desportivas e culturais onde foram identificadas dívidas da ordem das dezenas de milhares de euros.

Em relação à política fiscal, e pela primeira vez nos últimos doze anos, o executivo decidiu reduzir para 4% o IRS às famílias e num esforço de solidariedade aplicar uma taxa simbólica de derrama às empresas do concelho.