A Assembleia Municipal da Lousã aprovou, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022, num valor total de18.753.257,00€, revela a autarquia em comunicado.
O Orçamento para 2022 prevê um aumento de cerca de 35% de verbas a transferir pela Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia – mais de 415.000€ – concretizando assim uma estratégia conjunta de desenvolvimento integrado do território e de proximidade às pessoas.
Dos documentos aprovados, destacam-se os mais de 60% destinados às funções sociais, tais como o programa de Apoio à Natalidade “Primeiros Passos, as Medidas de Apoio Pontual a Situações de Emergência Social (MAPSES), a ação social escolar, os transportes, refeições escolares e os lanches escolares.
Outros dos projetos em destaque são a concretização da modernização da Escola Secundária, a modernização do Cineteatro, a criação da Loja do Cidadão, a valorização do património florestal e recursos hídricos, a criação do Centro Municipal de Proteção Civil, a ampliação da área empresarial e a criação de serviços e infraestruturas de atividade de apoio à económica.