A televisão absorve 50% do mercado publicitário em Portugal, tendo “uma das maiores quotas na Europa Ocidental” e deverá crescer mais 5% em 2022, de acordo com um estudo da IPG Mediabrands.
Além disso, a consultora prevê ainda uma recuperação moderada da rádio com um aumento de 4%, enquanto os investimentos em imprensa irão continuar a decrescer 4%”, indicou o comunicado.
De acordo com o estudo, este ano “o digital registou uma forte aceleração em Portugal, com um aumento de cerca de 30%, alcançando cerca de 300 milhões de euros em receitas totais e uma quota de mercado de 30%, abaixo da média da Europa Ocidental, superior a 60%”.
A consultora acredita que “o crescimento deverá manter-se forte para 2022, com uma aceleração de 17%, liderado pelo vídeo (22%) e redes sociais (19%), seguidos pelo ‘search’ (17%)”, acrescentando que “prevê que no decorrer dos próximos anos os investimentos em publicidade digital registem um crescimento anual superior a 10%”.
Em termos globais, segundo o estudo “os investimentos globais de publicidade nos media cresceram mais de 22% em 2021, atingindo um recorde histórico de 710 mil milhões de dólares, após um declínio de 2,5% em 2020. Observou-se ainda um investimento adicional publicitário de 126 mil milhões de dólares”.