O avançado Bernardo Silva falhou, esta terça-feira, o arranque da preparação da seleção portuguesa de futebol para os jogos com República da Irlanda e Sérvia, de apuramento para o Mundial2022, devido a problemas físicos.

O jogador do Manchester City foi o único dos 25 convocados que não subiu ao relvado principal da Cidade do Futebol, em Oeiras, ficando a recuperar de uma mialgia.

Antes do apronto, Rafael Leão foi à sala de imprensa recordar que os jogos com irlandeses e sérvios são duas finais para ganhar:

Portugueses e sérvios são os únicos com possibilidades de se apurarem diretamente para o Mundial2022, tendo em conta que Luxemburgo, República da Irlanda e Azerbaijão já estão matematicamente afastados da corrida à fase final do torneio.

Se vencer ou empatar em Dublin, na quinta-feira, a formação das quinas só precisa de pontuar face à Sérvia para se qualificar diretamente e, se perder com os irlandeses, necessita de bater os sérvios, no domingo, no estádio da Luz. Ambas as partidas têm início agendado para as 19.45.

De recordar que Gonçalo Guedes e José Sá foram chamados por Fernando Santos, à última hora, para integrarem os trabalhos da Seleção Nacional. Os dois jogadores preenchem as ausências dos lesionados Anthony Lopes, João Mário e Rafa.

A fase de grupos da qualificação europeia termina este mês e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os “play-off” de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os “play-off”.

Destas 12 equipas presentes nos “play-off”, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.