O Sporting é o terceiro da lista dos melhores clubes formadores da Europa, divulgada pelo Observatório do Futebol, tendo em conta 31 ligas do “Velho Continente”. O ranking é liderado pelos holandeses do Ajax, seguidos dos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

O Benfica surge no oitavo posto e o FC Porto está na 16.ª posição. O Ajax tem 81 jogadores colocados nos diversos campeonatos europeus, face aos 75 do Shakthar e 70 dos leões, ao passo que o Benfica formou 60 craques e os dragões 45.

Na análise às cinco ligas mais importantes, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, a hierarquia é dominada pelos espanhóis do Real Madrid e do  Barcelona, ambos com 42 atletas das respetivas formações.

O Sporting encontra-se na 14.ª posição, com 21 formandos, enquanto encarnados e FC Porto estão bem abaixo na tabela, com 12 e sete jogadores colocados, respetivamente.

O critério deste ranking é elaborado com base em atletas que representaram os respetivos clubes, pelo menos, três temporadas, entre os 15 e 21 anos de idade.