A obra do edifício UC Biomed, futura sede do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA), foi lançada, esta segunda-feira, no Polo III da Universidade de Coimbra. Trata-se de uma estrutura que vai albergar laboratórios de investigação, plataformas tecnológicas de apoio à investigação e o biotério da Universidade.

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa

Em declarações à MundialFM, a ministra da Coesão Territorial sublinha que o edifício é instrumental:

Nesta apresentação marcou também presença o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Manuel Heitor assinala que este é “um dos dois maiores projetos de infraetruturas científicas em Portugal”:

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

Este é um projeto único no nosso país, como avança o reitor da Universidade de Coimbra:

Após 12 anos de caminhada para que a candidatura fosse aprovada, foi agora lançada a primeira pedra. Prevê-se que a empreitada esteja concluída no final de 2023.

De acordo com Ana Abrunhosa, esta candidatura conta com um investimento de 50 milhões de euros:

Este projeto constituí não só uma rede nacional, como também internacional. Neste sentido, Ana Abrunhosa realça que com este projeto pretende-se ser mais país na Europa:

Reitor da UC, Amílcar Falcão

Amílcar Falcão refere que além dos parceiros nacionais há também internacionais:

Com uma área bruta total de 12.427 metros quadrados, o UC Biomed vai albergar laboratórios de investigação, plataformas tecnológicas de apoio à investigação e o biotério da Universidade.

De referir que esta apresentação contou, ainda, com a presença da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, e do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.