Morrreu, esta sexta-feira, o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio. Tinha 81 anos.

Recorde-se que o ex-chefe de Estado estava internado no Hospital de Santa Cruz desde 27 de agosto, depois de ter sentido dificuldades respiratórias durante uma estadia no Algarve. A notícia foi confirmada à agência Lusa por fonte da família.

Jorge Sampaio foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e, na mesma altura, foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente, preside à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.

Em 2017, o antigo Presidente da República foi operado duas vezes, uma das quais devido a “problemas acrescidos de mobilidade”.