Os contribuintes têm ainda uma semana para acumular saldo no âmbito do programa IVAucher, uma vez que esta fase decorre até ao final de agosto. Quer isto dizer que o IVA pago nas compras realizadas nos setores do alojamento, restauração e cultura até ao dia 31 será ‘convertido’ em benefício, mas para isso é necessário que peçam sempre fatura com número de contribuinte (NIF).
É possível consultar o saldo que tem disponível através do portal e-fatura ou da app e-fatura. Contudo, o montante definitivo será apurado no próximo mês e divulgado até ao dia 30 de setembro. Depois poderá ser descontado, em compras nos mesmos setores, no último trimestre do ano.
De referir que os livros escolares comprados até ao final de agosto poderão receber um duplo benefício: contarão para o IVAucher e para efeitos de IRS.
Os dados mais recentes, do Ministério das Finanças, relativos a junho, somam mais de seis milhões de faturas registadas no âmbito do programa IVAucher, nos setores de alojamento, cultura e restauração, correspondes a 21,2 milhões de euros acumulados, mais 48% do que em junho de 2020, e menos dois milhões de euros do que em junho de 2019, antes da pandemia.