Portugal conseguiu o melhor desempenho de sempre nos Jogos Olímpicos. Os atletas portugueses conquistaram quatro medalhas e ainda 11 diplomas.
O presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, em declarações à RTP, considerou que a qualidade dos atletas e treinadores foi a chave da prestação portuguesa:
José Manuel Constantino realçou que o governo cumpriu as obrigações relativamente à preparação olímpica dos portugueses:
No entanto disse que tem de ser reforçado o quadro de apoios aos atletas e às modalidades:
E disse mesmo que o desporto tem que ter outra prioridade que não tem tido na agenda política:
Também em declarações à RTP, à Secretário de Estado do Desporto diz que o financiamento da missão olímpica de Tóquio representou um aumento de 16,5% em relação aos jogos olímpicos anteriores.
João Paulo Rebelo lembrou também que há muitos outros apoios dados ao desporto em Portugal:
As conquistas dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 merecem 120 mil euros em prémios para os atletas que subiram ao pódio.
O ouro de Pichardo no triplo salto vale 50 mil euros. Patrícia Mamona, prata no triplo salto, recebe 30 mil e a Fernando Pimenta e Jorge Fonseca, que venceram medalhas de bronze na canoagem e no judo respetivamente, são pagos 20 mil euros de prémio.
Nomes que entram diretamente para a história que Portugal escreveu em Tóquio. A esses juntam-se os dos outros atletas que defenderam as cores do país nestes jogos – foram 91.