Mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Bragança e Vila Real apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que colocou também vários municípios de todos os 18 distritos do continente em risco muito elevado e elevado.

No distrito de Coimbra, a grande maioria dos concelhos está em risco muito elevado de incêndio. As exceções são Oliveira do Hospital e Tábua, em risco máximo, e Montemor-o-Velho, que apresenta risco moderado.

Ainda segundo o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado, em algumas regiões do continente, pelo menos, até terça-feira. Por outro lado, todos os distritos de Portugal continental, o arquipélago da Madeira e a ilha de São Miguel, nos Açores, apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta. As ilhas da Terceira, do Faial e das Flores estão sob risco elevado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, bem como evitar a exposição das crianças ao sol.