A vacinação com vacinas da Janssen foi retomada em Portugal, porque o Infarmed não detetou qualquer irregularidade com os lotes sujeitos a investigação. Recorde-se que a decisão de suspender um dos lotes desta vacina foi tomada, após vários casos de desmaio registados num centro de vacinação em Mafra.

Entretanto, a Agência Europeia do Medicamento adiantou que, embora ainda não tenha conhecimento específico dos episódios de reações adversas à vacina da Janssen em Portugal, a possibilidade de desmaios e síncopes não são invulgares enquanto efeitos secundários.

Assim, a vacina da sucursal europeia da Johnson & Johnson vai continuar a ser administrada em Portugal.

De recordar que, ontem, o ex-presidente do Infarmed, Hélder Mota Filipe, explicou, à SIC Notícias, que os desmaios podem ter a ver com episódios de ansiedade e não com a própria vacina:

Por outro lado, esta quinta-feira ficou a saber-se que a modalidade Casa Aberta, que estava em vigor para pessoas com mais de 40 anos, foi suspensa.

Esta suspensão temporária prende-se com a redução do número de vacinas disponíveis, como referiu, à RTP, o tenente Tiago Romão, responsável de ligação à ‘Task Force’:

Segundo a ‘Task Force’, a Casa Aberta vai voltar ao ativo assim que possível.