O Plano de Recuperação e Resiliência português foi aprovado pelos ministros das Finanças dos 27. A luz verde é essencial para que a Comissão possa transferir a primeira tranche de mais de 2 mil milhões de euros ainda em julho.
Era a luz verde que faltava. O Plano de Recuperação e Resiliência português foi aprovado pelos ministros das Finanças. Os 27 confirmaram a avaliação positiva feita pela comissão em meados de junho. João Leão faz o resumo:
Era o ministro do estado e das finanças, João Leão, que dizia também que quanto ao segundo desembolso, diz que poderá chegar ainda no final deste ano ou no início do próximo.
Há ainda papéis a preencher e um acordo de financiamento a assinar, mas a transferência está à vista.
No total, o plano português vale mais de 16 mil milhões de euros. A primeira tranche agora desbloqueada pelos ministros é de cerca de 1800 milhões de euros em subvenções e 350 milhões em empréstimos.
O Plano de Recuperação e Resiliência deverá ajudar a alavancar a economia. Numa altura em que Bruxelas mantém as previsões de crescimento para este ano nos 3,9%, o Governo mantém também o otimismo.
No total, foram aprovados 12 planos de recuperação, incluindo os de Espanha, Itália, Alemanha e França. Até ao final do mês outros cinco poderão também ser aprovados
Já o plano húngaro ainda não convence a Comissão. Bruxelas pressiona por medidas que garantam o respeito pelo estado de direito.