As pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos já iniciaram o processo de vacinação.

Numa altura em que existe alguma resistência por parte dos jovens em levar a vacina, o coordenador da ‘task force’, Henrique Gouveia e Melo, em entrevista à Antena 1, deixa um alerta:

João Gouveia, coordenador da Resposta em Medicina Intensiva, adianta que os jovens não sofrem só sintomas ligeiros:

A vacinação dos jovens é feita por ordem decrescente de idades. Numa fase inicial, haverá agendamento por parte dos serviços, embora já tenha começado o autoagendamento.

Nesta entrevista à rádio pública, o coordenador do plano de vacinação considera que o país está a entrar em semanas decisivas, com mais de 120 mil vacinas por dia.

Gouveia e Melo pede antecipadamente desculpa pela potencial existência de filas nos centros de vacinação, mas afirma que o importante é manter o ritmo:

O homem forte do processo de vacinação anti-covid em Portugal referiu ainda as novas datas previstas para se atingir a imunidade de grupo:

Era o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da ‘task force’ da vacinação anti-covid, em entrevista à Antena 1. Imunidade de grupo deverá ser atingida na segunda semana de setembro. Com vista a acelerar o processo de vacinação, os Centros de Vacinação da área de influência da Administração Regional de Saúde do Centro vão efetuar um esforço de vacinação nos limites da capacidade instalada nas próximas semanas.

Por exemplo, o Centro de Vacinação de Coimbra passará a contar com mais cinco boxes, aumentando, dessa forma, a capacidade vacinal de cerca de 1.600 para cerca de 2.600 vacinas em alguns dias da semana.

Em nota de imprensa, a ARS Centro adianta que outros Centros da sua área de influência vão igualmente reforçar a capacidade vacinal a partir desta segunda-feira.

Por outro lado, a iniciativa “Casa Aberta” permite aos utentes com idade igual ou superior a 45 anos serem vacinados, com a primeira dose e sem agendamento prévio, devendo, para esse efeito dirigirem-se ao Centro de Vacinação do local onde estão inscritos no Centro de Saúde.

Os utentes serão vacinados consoante a disponibilidade vacinal ou, então agendarão a vacinação para dia posterior.