A nova fase de desconfinamento não vai avançar e a maior parte do país fica como está. A informação partiu da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros:

A governante destacou o aumento progressivo de novos casos e de internamentos por covid-19, salientando, no entanto, que há concelhos que conseguiram recuperar:

Em sentido inverso, há 25 municípios que ficam como estão e três que recuam no processo de desconfinamento:

Refira-se que a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa volta a estar proibida este fim de semana, entre as 15 de hoje e as 06 horas de segunda-feira. Pode apenas entrar ou sair quem apresentar um teste negativo à Covid-19 ou certificado digital.

Em Guimarães, onde celebrou o aniversário da batalha de São Mamede, o Presidente da República considerou estas medidas equilibradas, afirmando que não há razão para alarmes:

Entretanto, o Governo também aprovou o Certificado Digital Covid-19:

As principais decisões do Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai continuar em situação de calamidade até dia 11 de julho. A matriz de risco vai permanecer inalterada até ao final de agosto.