O ministro do Ambiente garante que está tudo pronto para o combate aos incêndios florestais.
No final de uma reunião do Conselho de Coordenação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, João Matos Fernandes afirmou que o dispositivo de combate aos fogos é o maior de sempre.
No entanto, o governante pede aos portugueses que respeitem as regras, alertando que o Verão pode ser longo:
A garantia e o apelo do ministro do Ambiente, relativamente ao dispositivo de combate a incêndios. Entretanto, os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro; Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Nisa, em Portalegre; Mação, em Santarém, e Proença-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, apresentam hoje risco máximo de incêndio.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda mais de 60 municípios em risco muito elevado e mais de 80 em risco elevado de incêndio.
No distrito de Coimbra, Oliveira do Hospital é o único concelho em risco muito elevado. Arganil, Pampilhosa da Serra, Penela, Soure e Tábua apresentam risco elevado. Os restantes estão em risco moderado ou mesmo reduzido, como é o caso de Montemor-o-Velho.
Ainda de acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões de Portugal continental, pelo menos, até domingo.