A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou, esta quinta-feira, os concelhos que avançam e recuam no desconfinamento.
De acordo com a ministra, Arganil (Coimbra) e Golegã (Santarém) são dois dos concelhos que recuaram. Montalegre (Vila Real) e Odemira (Beja) mantêm-se e Lamego (Viseu) avança no desconfinamento.
O Governo anunciou ainda que entram em alerta quatro concelhos (Chamusca, Lisboa, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra), três mantêm-se em alerta (Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva) e seis saem desta situação (Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Lagoa, Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão).
A quarta fase do desconfinamento, onde se encontra a generalidade do Continente, pressupõe permissão de funcionamento de restaurantes e espetáculos até às 22:30, comércio em geral até às 21:00 nos dias de semana e até às 19:00 aos fins de semana e feriados.
Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas.
Podem ser praticadas todas as modalidades desportivas, bem como toda a atividade física ao ar livre. A lotação para casamentos e batizados está limitada a 50% do espaço.
Podem funcionar nestes concelhos atividade dos itinerantes de diversão, dos parques infantis, que não os públicos, e dos parques aquáticos.