O Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra tornou-se pioneiro, em Portugal, ao realizar o primeiro tratamento com Luxturna, a primeira terapia génica aprovada para uso nesta área.
Em entrevista ao programa “Clube da Tarde”, da MundialFM, o médico oftalmologista João Pedro Marques, chefe da equipa que realizou a primeira intervenção cirúrgica, explicou todo o processo:
No entanto, esta doença rara, que afeta uma em cada quatro mil pessoas, não é tratável em todos os casos:
A primeira intervenção decorreu no passado dia 21, tendo sido intervencionado o olho direito de uma jovem de 16 anos.
A segunda operação está marcada para esta sexta-feira e o processo está a correr bem, embora ainda seja cedo para tirar conclusões definitivas:
Aproveitamos a presença deste especialista no “Clube da Tarde” para lhe perguntar como está a saúde visual dos portugueses, em tempo de pandemia, bem como para tirar dúvidas relativamente às consequências, para os olhos, do uso de máscara:
Fica a dica do oftalmologista João Pedro Marques, numa conversa que pode recordar, na íntegra, aqui.
Este especialista chefiou a equipa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que realizou a primeira intervenção cirúrgica, em Portugal, usando a Luxturna, a primeira terapia génica aprovada para uso em oftalmologia. A paciente, uma jovem de 16 anos, foi operada ao olho direito, no passado dia 21.
Esta sexta-feira será intervencionado o olho esquerdo. Refira-se que o CHUC é Centro de Referência Internacional para o Diagnóstico e Tratamento de Distrofias Hereditárias da Retina.