Neste novo Continente, só precisa de entrar, pegar nos produtos e sair. Este processo, que tem tanto de imediato como de descomplicado, não envolve notas e moedas, passar cartões em leitores ou esperar numa fila.
Abriu esta quarta-feira, 26 de maio, a primeira loja Continente sem caixas. Aquele que é o primeiro supermercado sem caixas em Portugal está localizado na rua D. Filipe de Vilhena, perto do Arco do Cego, em Lisboa, é dos poucos no mundo que fazem uso deste tipo de tecnologia avançada que permite ao cliente entrar, pegar no que quer levar e sair sem que esse processo implique passar os produtos por um leitor.
Para que isso seja possível, a loja, de cerca de 150 metros quadrados, dispõe de mais de 200 câmaras e sensores que, estrategicamente colocados nas prateleiras, permitem identificar sempre que um produto é retirado. O pagamento é feito automaticamente à saída da loja sem que tenha de abrir a carteira ou passar cartões em leitores. Como? Associando o seu cartão bancário à aplicação Continente Labs, criada especificamente para o efeito, e disponível para telemóveis Android e iOS.
A fatura eletrónica é enviada de imediato e poderá conferir tudo o que pagou. No caso de cobrança indevida, por um artigo que não levou consigo, por exemplo, pode reclamar dentro da aplicação para que o dinheiro lhe seja reembolsado assim que a empresa verificar as imagens da compra — sendo que as câmaras apenas filmam as interações do cliente com a prateleira.
A loja, que será inaugurada esta quarta-feira, vai estar a funcionar durante seis dias por semana das 12 às 21 horas. A ideia é que, terminada esta fase inicial, o horário de funcionamento seja alargado.