O Ministério da Educação pretende que, gradualmente até 2025, os exames nacionais passem a ser feitos em formato digital. Esta é uma das medidas do Plano de Recuperação e Resiliência que o Governo enviou para Bruxelas e que está orçamentada em cerca de 12 milhões de euros.
Em declarações à SIC Notícias, Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores Agrupamentos e escolas públicas, alerta para a aposta do Governo numa boa rede de Internet:
Ao mesmo canal, Jorge Ascenção, Confederação Nacional Associações de Pais, fala em falta de literacia digital:
O Governo pretende que o ensino seja, como sempre, presencial, mas que as provas e exames nacionais sejam feitos em formato digital. A intenção é que este objetivo se cumpra, gradualmente até 2025, mas o caminho a trilhar tem obstáculos.