O Serviço Nacional de Saúde vai ter uma segunda unidade para tratar quem quer mudar de sexo. A informação foi avançada, à Antena 1, pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro:

Recorde-se que, até agora, só os hospitais de Coimbra possuem uma unidade de reconstrução génito urinária e sexual.

Nesta entrevista à rádio pública, Rosa Monteiro adiantou também que Portugal está entre os quatro países europeus que mais respeitam os direitos das pessoas LGBTI:

A tabela elaborada pela Associação Ilga Europa acaba de ser divulgada, neste Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

Portugal subiu na classificação, apesar de não se terem registado grandes evoluções ao nível do tratamento destas minorias. Segundo Marta Ramos, o que houve foi uma alteração do número de indicadores:

Também ouvida pela Antena 1, a diretora executiva da Ilga Portugal diz que ainda há muito por fazer:

Era Marta Ramos, diretora executiva da Ilga Portugal. Refira-se que esta responsável será a entrevistada de hoje do programa “Clube da Tarde”, da MundialFM, numa conversa que pode acompanhar depois das 15 horas.

Em relação aos países europeus que mais respeitam os direitos da pessoa Lésbica, Gay, Bissexual, Transexual e Intersexual, o ranking é liderado por Malta, seguindo-se a Bélgica, o Luxemburgo e Portugal. No fundo da tabela, estão o Azerbaijão, a Turquia e a Arménia.