Portugal abre portas aos turistas de quase toda a Europa. A partir desta segunda feira, os passageiros do espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) podem viajar para Portugal. O mesmo acontece com os do Reino Unido, que apresentem uma incidência inferior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A medida abrange ainda grande parte dos 27 Estados-membros da União Europeia, com exceção de Chipre Croácia, Lituânia, Países Baixos e Suécia.

De acordo com anuncio do Governo, feito este sábado, os cidadãos vindos destes países “podem realizar todo o tipo de viagens para Portugal, incluindo viagens não essenciais”.

Estas alterações destinam-se também a cruzeiros, que assim podem voltar a entrar em Portugal.

Para que tal aconteça basta que os viajantes apresentem um teste PCR negativo feito nas 72 horas anteriores. As exceções são os países com uma taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por cem mil habitantes.

O levantamento de restrições tem sido amplamente antecipado pelo setor do turismo e pelas autoridades portuguesas devido ao peso do mercado britânico, que representa cerca de 20% do número de visitantes ao país. 

A lista é revista de duas em duas semanas e depende da situação epidemiológica e a resposta global à covid-19, bem como a fiabilidade da informação disponível e das fontes de dados.